sexta-feira, 1 de março de 2013

Estranhos Quotidianos



Em março de 2013 a URL http://www.quotidianos.com.br/ começa a ser atualizada 6/7 com vislumbres estranhos de mundos fantásticos tão distantes de nossa realidade quanto uma ida à padaria ou a espera do ônibus. Textos e imagens com histórias fantásticas quotidianas - ou pequenas mágicas expostas na mesa de vivissecção onde a rotina está aberta, o leitor decide - serão planejados, cometidos e mostrados por 10 escritores e 10 artistas. A lista de acusados a seguir:


Escritores: Alliah, Sumaya Sarran, Tânia Souza, Felipe Castilho, Jim Anotsu, Cirilo S. Lemos, Fernando Salvaterra, Osíris Reis, Cláudio Parreira e Rober Pinheiro.

Ilustradores: Matheus A. Quinan, Fernando Salvaterra, Carlos Cruz, Alliah, Carolina Mancini, Rafael Narchi, Lucas Zavagli, Rogério Geo, Pedro Felipe e Maria Claudia Müller.

O projeto é arquitetado e orquestrado por Rober Pinheiro, que idealizou reunir escritores e artistas com estilos diferentes e trazer algo novo ao público brasileiro de fantasia e ficção científica.

De acordo com as palavras do Rober:


“Mais do que apenas contar histórias e enfeitá-las com traços inovadores, o Quotidianos quer vir a público com um diferencial, quer apresentar um conceito totalmente distinto do que é feito hoje: assim, cada história, cada autor/ilustrador terá como missão buscar o mais simples e corriqueiro de seus mundos, mas não o banal no sentido depreciativo, mas aquelas histórias únicas que muitas vezes são deixadas de lado em detrimento do acontecimento maior: a visão do servo, do cuidador de dragões, do coelho fugitivo, do soldado raso, e também o experimentalismo do traço, a forma a princípio incoerente, a colagem, a arte inovadora e fora do padrão dito convencional”, diz o texto de apresentação do projeto. E continua, “O Quotidianos quer apresentar histórias/artes que primem pelo tom cotidiano, porém fantástico, que procurem valorizar o mínimo que se esconde por detrás das grandes aventuras e, a partir dele, criar uma arte totalmente inovadora, com ambas as correntes, literária e artística, devidamente bem casadas, desenho e texto soando como uma extensão/complemento um do outro”. 

Eu participo cortando dos dois lados: escrevendo textos para serem ilustrados pelo talentosíssimo Matheus Quinan, e ilustrando os textos do Cirilo S. Lemos, um dos meus autores nacionais favoritos.

Quotidianos já tem página oficial no Facebook, onde é possível acompanhar as notícias sobre o site. Neste momento estão sendo reveladas as primeiras artes que são caricaturas/avatares dos participantes, preparadas já com a identidade de estilo das duplas.

Confira também a matéria no site Outra Coisa. E aqui um ótimo post da Alliah sobre os artistas do projeto e   a exposição que ocorrerá na balada de lançamento, neste sábado, 02/03/2013.

Além da exposição coletiva, o lançamento oficial contará com a presença de vários dos escritores e ilustradores, além de leituras dramáticas, números de dança, venda de livros e a banda Bitter Tea tocando a música tema do projeto.

Eu não perderia isso nem que os anões-de-jardim amaldiçoados iniciassem a Revolta da Cerâmica.

Leve seu homúnculo de estimação.


Nenhum comentário: