sábado, 1 de junho de 2013

Mitos e Rabiscos

Fui convidado a ilustrar um livro de contos! E, é claro, ilustrei.

Sim, eu ilustro, desenho, rabisco, borro, mancho. Não falo muito sobre isso por motivo de: cadê meu portfólio? Estou me prometendo fazê-lo há mais de um ano. A máxima do espeto de pau grudou em mim feito clichê... chiclete... pulga atrás da orelha... você entendeu.


Mitos Modernos é uma antologia de contos que revisita o folclore brasileiro e trás velhos mitos pra era das redes sociais. Eu ilustro os seis contos do volume, que tem também uma HQ escrita por Alex Mir e desenhada por Alex Genaro. Os autores dos contos são: Felipe Castilho, Simone Sauressig, Antonio Luiz M. C. Costa, Walter Tierno, Gerson Lodi-Ribeiro e Ana Cristina Rodrigues. A organização é do Rober Pinheiro (que também encabeça o projeto Quotidianos, do qual faço parte). O livro será lançado em breve pela Llyr, selo da Editora Vermelho Marinho. A capa fica por conta do ilustrador José Rafael Narchi.



Em seu blog, Rober Pinheiro fez uma postagem para cada conto, com trechos e mini biografias de cada autor, inclusive uma minha ;)

Ilustrar os seis contos que compõem este livro significou muito para mim: a redescoberta do prazer em desenhar e a retomada de uma vocação que abandonei por quase 10 anos (embora trabalhe com isso há 5, precisava me reencontrar além dos traços engessados contratualmente). O objetivo era apresentar o centro de cada peça sem perder de vista os seres folclóricos principais, abrindo “um panorama geral do conto que convidasse visualmente o leitor a lê-lo”, nas palavras do Rober, a quem devo o convite, a confiança e as inspiradoras sugestões. Além de tudo isso, o estilo não deveria se distanciar muito do noir da HQ da dupla de Alexes que acompanha o livro — isso sem copiá-lo. Se fui minimamente bem sucedido na tarefa, cabe ao leitor decidir.


Como ainda não podemos liberar nenhuma das artes finalizadas completamente, deixo neste post um retalho de cada uma das ilustrações que cometi. Espero que curtam as imagens completas, quando estiverem com o livro em mãos e puderem apreciá-las com os contos que as inspiraram. Clica que amplia.


Nenhum comentário: